Cuidado!!! Hidratação em excesso danifica os cabelos!

Cuidado!!! Hidratação em excesso danifica os cabelos!

Quando pensamos em quebra e queda de cabelo, associamos a fios secos e danificados. Isso faz com que muitas pessoas hidratem o cabelo constantemente, muitas vezes substituindo o condicionador pela máscara hidratante no dia a dia. No entanto, a hidratação em excesso também pode ser ruim para a saúde capilar e causar a queda.

queda-de-cabelo-tratamento 2

 A hidratação em excesso pode provocar a quebra da estrutura capilar, eliminar a oleosidade natural dos fios ou o excesso dela, causando uma condição conhecida  como alopecia ou queda de cabelo. Diferentes tipos de alopecia podem surgir a partir da super-hidratação; a principal delas é a alopecia por tração. O cabelo fica “mole” pelo uso constante de mascaras hidratantes, tornado-o pouco resistente, elástico e quebradiço. Quanto mais você hidratar, mais irá contribuir para esse estado maleável, a ponto de o fio não aguentar mais nem uma simples tração, como pentear e escovar, e ele QUEBRA MAIS AINDA!  Já a alopecia aerata ocasiona pontos de calvície ao redor do couro cabeludo, principalmente na parte central.

d729a-Queda-de-Cabelo 2

Outros sintomas são fios quebradiços, pontas duplas, coceira na cabeça, afinamento da estrutura capilar e caspa!

Com que frequência devo usar as máscaras hidratantes em casa?

Isso vai depender do seu tipo de cabelo. Fios extremamente danificados por química – como tinta, alisamento, escova progressiva ou relaxamento – podem se beneficiar com duas aplicações por semana. Quem está apenas com o cabelo desidratado, saldo do verão, já consegue recuperar a maciez com uma única aplicação por semana. Por fim, se você tende a sofrer com oleosidade no couro cabeludo, deixe a máscara para uma frequência quinzenal com a seguinte ressalva: espalhe o cosmético apenas nas pontas.

hidratacao-em-casa-2 3

Beijinhos,

Mariana Mascarenhas

marianamascarenhas@yahoo.com.br

Instagram @mascarenhasmariana

FaceBook marianamascarenhasbeautydesigner

8 comentários

  1. Eu tenho feito hidratação 2x por semana. Como eu tenho um cabelo mega seco… é preciso cuidar

    bjs

  2. Olá Vanessa!! Há 2 anos, estava viciada em sites de tratamento de cabelo, tudo que indicavam eu fazia!! Comecei a fazer cronograma capilar, logo meu cabelo ficou maravilhoso, sedoso, brilhante, nenhum fio caía!! Perdurei com os tratamentos intensivos, nunca só lavava com xampu e condicionador, fazia umectações antes de cada lavagem, esfoliava o couro cabeludo quase toda lavagem, e no fim de semana fazia cauterização. Resultado: comecei a ter caspa incontrolável e meus fios caíam aos montes e ainda piorava tudo quando tinha que retocar a raiz, pois fazia progressiva, o meu couro cabeludo ficava ainda mais sensível. Agora, não aliso os cabelos há mais de um ano, maneirei nos tratamentos, não aplico nada no meu couro cabeludo que não seja xampu e finalmente a queda parou. Acho que perdi pelo menos 1/4 da quantidade de cabelo que tinha. Acho válido sua dica, pois muitas ficam obcecadas como eu com tratamentos disseminados na blogosfera, não se atentando que o excesso também é prejudicial.

    • Oi Denise!!

      Nossa que bacana (e triste) seu depoimento!!! Pedi para a Mariana fazer este post aqui no blog pois estava começando com este vício que você teve, mas graças a ela, parei essa semana, depois dela me alertar sobre estes males!!

      O seu depoimento foi super construtivo porque comprovou ainda mais o que ela disse aqui e pessoalmente para mim! É importante a gente alertar as outras mulheres sobre isso, porque não é algo falado né?!!

      Obrigada!!

      Beijos!!

  3. Amei a dica de cabelos ótima parabéns adorei

  4. Esses dias eu fiz duas descolorações no meu cabelo, já havia passado tintura á mais ou menos um ou dois meses antes, e fiz muitas hidratações e umectações, passava queratina uma vez por semana também. Quando resolvi fazer as descolorações comprei um pó com colágeno que ajudava na hidratação junto com a ox que era o mesmo efeito. Depois passei um tonalizante banho de brilho. E no outro dia fiz uma hidratação com matizante e algumas ampolas de proteínas.
    Agora estou sentindo ele mole, meio elástico e quebradiço enquanto está molhado, apos secar ele fica macio e brilhoso, pode ser de tanto tratamento ??

  5. Olá eu li e goste, estou com queda de cabelo, praticamente ja perde metade de, e faço hidratação de tres em três dias ta fino caindo quebrando to desesperada pela quantidade que caí, uso vitamina, hidratação, não sri se é hormônios ou estrss, ou hidratação exagerado desespero total. Beijos

  6. oi gostei mt do blog, hidratei dmais meu cabelo eu fui pesquisar sobre o q estava acontecendo e encontrei ak, como eu faco pra ter ter meu cabelo dvolta, so no corte ou e so para de passar mascara???

  7. Olá!
    Após um feriado de muito sol e mar, fui recomendado a fazer duas hidratações por semana para ele voltar ao brilho e estado natural. Infelizmente, ao termino dessas duas sessões, meu cabelo perdeu toda sua oleosidade, brilho, maciez e movimento. O que faço? Espero dar mais 15 dias para fazer de novo ou tem como reparar este dano?

    Obs: Otimo site!

Deixe seu comentário!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Sobre Mariana Mascarenhas

Formada em Administração pela PUC Minas, começou a fazer maquiagem profissional em 2008. Fez curso na The London Makeup Academy, em Londres, Reino Unido. Como Beauty Designer, é capaz de ter um olhar na beleza como um todo, harmonizando maquiagem, cabelo, roupas e estilo, de uma maneira sofisticada, elegante e pratica!

newspaper templates - theme rewards